terça-feira, 2 de março de 2010

O IDEALISMO E A VERDADE

Ao lerem este titulo, aposto que perguntaram-se: Será que vai se tratar sobre os temas citado no tópico? – Umh... Sim e Não.
Sim, realmente vou falar sobre uma “verdade” e um “idealismo”, mas Não, não vou falar especificadamente sobre essas palavras, vou estar falando sobre a verdade de nossa condição e sobre o idealismo do Vegetarianismo/Veganismo.

Quando disse idealismo dos vegetarianos e veganos, quero dizer que suas idéias sobre o consumo de carne são irrelevantes à verdade, pois bem, quem não sabe, a grande maioria dos Vegetarianos e Veganos não consomem carne por um único porem: “Direito dos Animais”.
Sim, vegetarianos e veganos não consomem carne porque acreditam que os animais por serem “seres vivos” sentem dor e tem o direito a viver uma vida “feliz” até seu fim.
Legal, muito profundo e bonito essa atitude, não vamos comer os animais porque realmente, eles sentem dor. Não estou desmentindo eles, quem já assistiu o filme “A Carne é Fraca” ou “Terráqueos” consegue ver e sentir o quanto os animais sentem dor; quem nunca bateu em seu “bichinho” de estimação e o viu chorar?
Realmente temos uma prova de que os animais sentem dor, então os vegetarianos e veganos estão livres desse fardo cruel, fardo de saberem que os animaizinhos sofrem para nos manterem vivos.
Então, pensemos, se os animais sentem dor, por serem “seres vivos”, então as plantas também sentem dor, elas também são “seres vivos”. Por um momento vários vegetarianos e veganos dirão: “MAS AS PLANTAS NÃO TÊM SISTEMA NERVOSO!”. – Legal, mas quem cria plantas, sente, que quando cortadas de sua raiz, elas começam a passar por um processo lento até sua morte. Quem cria plantas sabe que, uma planta que é acostumada a ser regada todos os dias, se fica um dia sem ser regada, ela murchara, e sentira essa dor, e quando regadas, veremos ela em poucos instantes subindo feliz, forte e esbelta para sorrir.
Então como eu, um ser Humano, tão leigo sobre a vida quanto qual quer um, posso admitir que uma vida “animal” pode sentir dor e ter consciência de sua vida só porque ela tem um sistema nervoso, sendo que até mesmo um vírus para a ciência e biologia tem vida?
Então como nós, seres humanos, podemos afirmar que as plantas não têm vida e não sabem de nada que acontece ao seu redor? Como podemos afirmar os direitos dos animais porque eles choram quando vão morrer, sendo que as plantas também morrem ao serem cortadas de suas raízes? Como nós podemos fazer tal “idealismo” diante da vida que nós não sabemos nada? Por um momento, pensem, como podemos afirmar tais atos?
Amo a antropologia por muitos fatores, e esse é um fator, quem a estuda sabe, nossos antepassados sempre comeram carne, sempre, a milhares de anos, se não milhões, nossos pequenos caninos provam isto, é só perguntar para qual quer biólogo evolucionista, ele dirá, nossos caninos vem de centenas de milhares de anos, então não tem porque acreditar que o ser humano é vegetariano, eles afirmaram. O vegetarianismo e veganismo são sim uma idealização humana utópica.
Porque utópica? Pois bem, acreditar que os animais têm vida e as outras dezenas de formas de vidas não tem, é de acordo com a ciência e a biologia ridículo.
Se não for utópico, então que crie a partir de hoje o “VENTONISMO”, vamos se alimentar de vento, pois o VENTONISMO declara que os VEGETAIS, por serem dotados de vida TAMBÉM merecem sim ter DIREITOS A ELA! Porque não? (brincadeirinha!).
Pois bem, não digo aos vegetarianos e veganos voltarem a comer carne porque tanto a Carne como a Planta tem vida, mas sim que crie uma consciência de que o Vegetarianismo e Veganismo são apenas uma dieta alternativa para quem quer livrar-se de gorduras e excesso de proteínas.
Eu, assim como os Veganos e Vegetarianos não consumo carne, porem, não dou direito aos animais e excluo os vegetais como eles o fazem, apenas não consumo carne por opção de saber que os animais são tratados apenas como um produto neste mundo capitalista (e os coitados dos vegetais também), e também por saber que a carne, nada nutritiva é, pois os animais vivem apenas de Ração, Antibióticos e Massa, sem nos dar algo realmente necessário a vida (a não ser as vitaminas do complexo B, mas que também é achado em algumas algas ou se não hoje em dia, grassas a ciência, em remédios), o direito do viver também vale para todos os vivos.

O texto pode ter parecido confuso, mas procurem ler sobre o que é vida, ou melhor, leiam o livro “A Origem da Vida” e vocês verão que toda a vida derivou-se de algas azuis-verdes, até mesmo nós, espanto não?
Então se perguntem, porque devo acreditar que os animais devem ter direito a vida só porque choram e as plantas não? É isso que digo ser uma declaração idealista sem fundamento, como pode?
No candomblé, uma religião muitíssimo antiga da áfrica, prega que toda vida se alimenta da vida, sem distinção, portanto todo ser vivo, seja animal, mineral ou vegetal vai estar se alimentando de vida, tornando a vida um ciclo infinito, pois burro é o homem que acredita que esta no topo da cadeia alimentar, mal ele sabe que quando morre muitíssimos vermes se alimentam de sua carne podre.
Não quero que acreditem que sou um ant vegetarianismo ou veganismo, ou mesmo um carnívoro louco, não, não, não, sou apenas um individuo enjoado de ver tanta exclusão da parte dos vegetarianos e veganos aos vegetais, pois eu mesmo não consumo carne, mas diferente deles, sou a favor de comer carne, mas uma carne saudável, uma carne adiquirida pelo nossos esforços, uma carne viva, que viveu sua vida, o mais infame que seja, mas que tenha vivido (umhhh... uma galinha caipira....).

Fontes:

A Origem da Vida (Juan Oró - Ed. Salvat do Brasil)

6 comentários:

  1. Nossa que pena de você... Sem quase nenhuma fonte confiável de argumento... Somente utilizando sua "avaliação crítica totalmente lógica". Vou te contar um segredo: vegetarianos tem total consciencia da vida das plantas!!!! Sim nos não faltamos as aulas de biologia!!!! Na verdade tudo que a natureza produz tem, de certa forma, vida e nem por isso saimos comendo o Sol e a Lua, certo? Primeiramente o vegetariano é uma pessoa comum com necessidades iguais a de qualquer outro ser humano. Mas ele ESCOLHE se abster de alguns alimentos que são COMPROVADAMENTE originados de tortura e sofrimento. Acredito que se você questiona os vegeterianos por causa da vida que também há nas plantas então você é totalmente a favor dos frutarianos, certo? (pesquisa mais caso não saiba o que é). Vou te contar no que acredito (acredito que se interesse visto que deixou sua opinião num forum disposto a comentarios). Acredito que as plantas tem vida sim e sentimentos... Basta você criar uma planta e trata-la bem enquanto e outra você sempre soltar frases de raiva e dizer coisas "feias" pra ela, ou então você pode fechá-la num saquinho e verá que ela respira. Mas, meu caro, tire uma maçã de uma árvore e a árvore ainda estará lá e crescera novamente muitas outras maças. Tire a pata de um animal e ele jamais será o mesmo. Respeito os onivoros, mas me da dor no estomago ver como estes fazem questão de provar (com argumentos das plantas por exemplo) que o vegeterianismo não é uma causa nobre. TUDO o que fizermos para ajudar: não comer carne, não fumar, andar mais de bicleta... é valido... Minha opção foi, além de outras, não comer carne... qual é a sua?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o anterior, no que diz respeito à generalização que o autor adotou, e gostaria de acrescentar que alguns vegetais, principalmente as frutas, sofreram variações genéticas justamente para SEREM COMIDAS: é uma forma que a natureza encontrou para as árvores espalharem suas sementes, e isso demonstrou-se favorável para a espécie. Alguém que coma somente frutas, por exemplo, está completamente de acordo com os direitos de todos os seres vivos. (Mais ainda os frutarianos, como já foi citado.)

    ResponderExcluir
  3. O anonimo um pareceu um tanto irritado, creio que nao leu que a pessoa que postou disse ser vegetariana.
    Eu, por exemplo, nao consigo viver apenas de vegetais, adoro animais e adoro as plantinhas. Assim como diz que há inumeras maçãs a serem comidas e que nao farão falta à arvore, há inumeras vacas também que sao criadas para abastecer o consumo dos onívoros. Acredito que esse seu argumento também só levou em conta a "avaliação crítica totalmente lógica". Do mesmo modo que vc diz "vegetarianos tem total consciencia da vida das plantas" os onivoros dizem "Onivoros tem total consciencia da vida dos animais" e você ainda come plantas sabendo que elas sentem, os onivoros comem animais sabendo o que eles sentem.
    Aliás, quando você diz SABER que as plantinhas sentem porque diz que os animais COMPROVADAMENTE sofrem tortura e dor?
    Ah, e vocês nao saem comendo o sol e a lua assim como todo mundo nao saia comendo colibrís, girafas e tigres. Se você reparar o mundo animal, eles mesmo se matam por sobrevivência.
    Um tigre nao consegue viver de gramíneas, e uma girafa nao sai caçando por aí... Por isso existem os que se alimentam apenas de plantas, como você, um animal (mamífero e racional - o topo da evolução).. talvez vc já tenha lido a teoria da evoluçao e a da seleção natural? Eu bem que queria ser uma planta e me alimentar de luz para nao causar danos as vidas alheias (animais ou vegetais), mas ainda nao consegui. :)

    ResponderExcluir
  4. Creio que os Lipe tanto como o tal "Anonimo" não percebeu que não "como" animais, e creio que não intenderão a mensagem do post que é a realidade de alguns vegetarianos e veganos transformão o "Não Consumo de Carne" em uma religião onde as plantas "Não tme Vida", creio que o Lipe e o tal "Anonimo" deveria de ler novamente o post...

    ResponderExcluir
  5. E O PIOR! o cara de pau do Anonimo tme coragem que de dizer que não tenho fontes confiaveis...
    e o que é Earthlings? já ouviu falar? assistiu?
    e a Carne é Fraca? já assistiu também?
    já leu "A Origem da Vida" de juan oro? -> o cara é PHD em fisica e o cara não é confiavel?
    ...
    sem comentários em Anonimo...

    ResponderExcluir
  6. E Pam, as plantas também disputçao teritório contra outras, se ler masi afundo sobre as plants, descobrirá que as plantas só dividem um espaço se forem Irmãs ou a Mãe, caso contrário, pdoe ser da mesma familia, especie e etc, mas não é da mesma "Mãe", então a tendencia é uma matar a outra.... Como diria um velho conhecido meu do Candonblé, "A vida se alimenta da Vida" -> sabedoria antiga Africana.

    ResponderExcluir

Comentem...