quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Verdadeira Família

Há quem acredite que nossos valores familiares são corretos dentro de uma família bem estruturada portadora de Pai, Mãe e Filhos geridos dessa união matrimonial religiosa e cívica.
Porem meu conceito familiar vai alem, e também digo que não é meu, pois não criei nenhum conceito familiar, apenas me agreguei a um conceito que já existe muito antes deste nosso novo modelo familiar e que dentro de mim, senti que era totalmente superior a este nosso conceito de família contemporâneo, pois o mesmo nos reflete a um pensar coletivo.
Este conceito antigo de família vem lá dos tempos ‘tribais’, isto mesmo, tribo. Há quem diga que uma vida ‘primitiva’ é ruim, exaustiva, problemática, e etc... – mas já pensaram o quão nosso comodismo vem destruindo nosso habitat? E já se perguntaram por que não fazemos nada mesmo sabendo o mal que fazemos? Essas são algumas das perguntas que não convêm serem respondidas agora (não é nosso assunto no momento), mas que são de extrema falha do nosso atual sistema político, social e familiar; Valores Culturais Errôneos construídos a Milênios que NÃO Mudarão.
A família tribal, ao contrário da nossa atual família, não é constituída de Pai, Mãe, Filhos e Filhas unidos em um sagrado matrimônio regidos por alguma religião qualquer. A família tribal é constituída em cima de valores coletivos, é montada em cima de uma única família que cerca ‘gerações’ de parentes unidos no mesmo laço fraternal.
Criando assim uma sociedade unida e unificada, uma grande família. A família tribal diferente da nossa é extremamente auto-suficiente e divisora de tarefas, enquanto nossa família só Pai e Mãe trabalham, a família tribal os filhos tem por objetivo ajudar os mais velhos em tarefas simples que no futuro tornaram a fazer ‘profissionalmente’ (assim dizendo). Podemos relatar que até existe uma forte tendência Sexista dentro das tarefas, mas com base em fundamentos reais, pois o homem possui um corpo apropriado para atividades pesadas, portanto o mesmo fará elas, enquanto a mulher, excelente organizadora e administradora, fica com as tarefas residenciais, formando um verdadeiro conjunto de troca de favores - Homem = Corpo / Mulher = Cabeça (sei que esta posição pode ser muito criticada, mas sabemos que é verdade, que lar não possui a mulher como fonte de organização, opinião e tendência?).
E essa família tribal nós encontramos vivendo até nossos dias de hoje, nossos Índios brasileiros, por mais que corrompidos com a cultura do homem branco, vivem em suas tribos com esse conceito familiar coletivo. Até mesmo algumas comunidades Rastafari e Anarquistas vivem com este ponto de vista, uma comunidade coletiva com fins de empreender a idéia de que todos somos uma única família, Irmãos nascidos de berços diferentes, mas unidos por um único objetivo, que é viver a vida.
Também encontramos esse relato coletivista de família nas palavras bíblicas, as atuais religiões cristãs enfatizam que devemos assegurar nossas famílias e etc., mas esquecem de ensinar o verdadeiro sentido familiar bíblico, afinal, quando Jesus mandou nós odiarmos nossos Pais, Mães, Filhos e Filhas e até mesmo a Nós mesmos, ele nos remeteu a idéia de que não existe essa relação familiar nuclear, e sim família coletiva, pois como ele mesmo enfatizava, somos todos filhos de um Único Criador, nosso Pai Celestial; e como vivido e exposto no Pentateuco bíblico, deveria de se restaurar a Grande Família Patriarcal, a família coletiva.
Assim termino esse texto de forma maluca e sem nexo dizendo: - Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade! Afinal quem tem boa vontade corre atrás do bem mutuo, e esse já é um grande passo para a restauração da grande família. Conhecimento nunca é demais, ter consciência do nosso dever na Terra é o que poderá nos manter vivo.
- por Diogo Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem...