terça-feira, 26 de julho de 2011

Jardineiras Fiéis

O biólogo Paulo Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), se aprofundou na pesquisa da relação entre plantas e formigas, onde mostra que os animais não só arrastam as sementes para locais mais propícios, como as limpam, facilitando a germinação. Além disso, algumas espécies de formigas levam as sementes para dentro do formigueiro, onde os pesquisadores descrevem como uma ilha de nutrientes, uma terra mais rica em Nitrogênio e Potássio, e bem fofa graças à escavação que elas fazem. Há também formigas que contribuem atacando outros insetos, como as lagartas de borboletas que prejudicam as plantas.

Esse artigo é a comprovação de que tudo na vida está interligado, por menor que o animal seja ele tem a sua importância. Muitas vezes as formigas são vistas como pragas que matam plantas, principalmente brotos, e agora é possível enxergar outro lado da história, onde as formigas são as proliferadoras de plantas, árvores e muito mais eficaz que outros animais como aves e macacos, que são geralmente associados à dispersão de sementes.

É muito bom saber que hoje conseguimos enxergar que nem tudo é praga, que não precisamos matar tudo, e sim que dependemos uns dos outros, somos interligados, por mais que para muitos as formigas ainda sejam vistas como animais minúsculos e sem importância. Esse artigo comprova que se prestarmos mais atenção veremos o valor de cada animal que existe.


Resenha produzida por Mirella Moreira, aluna de Agronomia da UNESP Botucatu

Fonte: Revista Pesquisa FAPESP 161, Julho de 2009, p. 48-51

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem...